Luis Trigo
Investigador do CODA - Centre for Digital Culture and Innovation e do CLUP - Centro de Linguística da Universidade do Porto @ Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Aconselha e apoia investigadores de diferentes centros de I&D da FLUP no desenvolvimento de projetos de Humanidades Digitais, tendo também como objetivo ligar investigadores de diferentes áreas e envolver estudantes e cidadãos nos processos e resultados da investigação.
Sessões
Concebida para apoiar a investigação nas Ciências Sociais e Humanidades, o SSH Open Marketplace é uma infraestrutura digital de curadoria colaborativa integrada na European Open Science Cloud (EOSC). Reúne ferramentas, serviços, dados, publicações, materiais de formação e workflows alinhados com os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable), onde se destacam muitas ferramentas de software livre.
Nesta apresentação exploraremos a criação, documentação e partilha de workflows reutilizáveis, com especial atenção a exemplos e recursos ligados ao universo Wikimedia — desde a integração de dados da Wikidata até à utilização de conteúdos da Wikimedia Commons e MediaWiki como parte de pipelines de investigação aberta. Pretende-se deste modo alinhar projetos digitais com as necessidades de investigação e educação em Ciências Sociais e Humanidades, posicionando-os num ecossistema europeu de inovação crítica que potencia a interoperabilidade e fomenta a reutilização de recursos.
A transcrição e a edição de obras de referência são processos fundamentais nas Humanidades Digitais. Nesta sessão prática será apresentado um fluxo de trabalho que demonstra as potencialidades do ecossistema Wikimedia, com especial incidência sobre o fluxo de edição colaborativa da Wikisource em português, tomando como estudo de caso a obra Influência do Vocabulário Português em Línguas Asiáticas (1913), de Sebastião Rodolfo Dalgado.