André Barbosa
Editor dos projetos Wikimedia desde 2008, onde se envolve especialmente na sua componente técnica, com a criação e desenvolvimento de robôs, extração de informação e processamento de dados.
É um dos fundadores da Associação Wikimedia Portugal, sendo atualmente o seu presidente. Tem-se dedicado à interseção entre tecnologia, cultura e cidadania, procurando criar pontes entre comunidades, instituições culturais e académicas.
Ao longo dos últimos 20 anos, tem colaborado em iniciativas ligadas à preservação digital, ciência aberta e literacia informacional, com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento em língua portuguesa.
Sessões
Algumas apresentações:
- “Wikilivros: Criar e manter manuais de software de forma colaborativa” – André Barbosa
- “Open Source Design - o design também participa!” – Gerardo Lisboa
- “Preservar o Digital, Preservar a Memória Colectiva” – Gerardo Lisboa
- “Levar o melhor do Software Livre a audiências maiores” – Diogo Constantino
- Apresentações espontaneamente submetidas à organização durante o dia
A Wikimedia Portugal é a associação que apoia e promove os projetos Wikimedia em território nacional, como a Wikipédia, o Wikimedia Commons e o Wikidata. Desde a sua fundação, tem desenvolvido atividades ligadas à divulgação do conhecimento livre em português, ao trabalho com instituições culturais (GLAM), à educação e à ciência aberta, sempre com foco na comunidade de voluntários. Nesta apresentação será feita uma viagem pela história da Wikimedia Portugal, mostrando os principais projetos realizados, o impacto alcançado e os desafios futuros para reforçar o acesso livre à informação e à cultura.
O Wikidata é uma base de conhecimento colaborativa e multilingue, criada pela Fundação Wikimedia, que disponibiliza dados estruturados sob licença CC0 — totalmente livres para uso, modificação e partilha. É construído com software livre (MediaWiki e Wikibase), permitindo que qualquer pessoa instale, adapte e contribua para o seu desenvolvimento.
Por ser desenvolvido com software livre, licenças abertas e padrões intemperáveis, o Wikidata não só garante o acesso e a reutilização de informação de forma transparente, mas também permite a criação de ferramentas, aplicações e visualizações que exploram estes dados. Esta combinação potencia a inovação em ciência, educação e cultura, promovendo um ecossistema digital partilhado, transparente e adaptável às necessidades da comunidade.
Neste pequeno workshop, vamos conhecer o ecossistema do Wikidata, explorando a sua estrutura de dados, a API e algumas das ferramentas construídas sobre ele, lançando ideias e desafios de desenvolvimento para quem tiver interesse em envolver-se neste ecossistema.
A transcrição e a edição de obras de referência são processos fundamentais nas Humanidades Digitais. Nesta sessão prática será apresentado um fluxo de trabalho que demonstra as potencialidades do ecossistema Wikimedia, com especial incidência sobre o fluxo de edição colaborativa da Wikisource em português, tomando como estudo de caso a obra Influência do Vocabulário Português em Línguas Asiáticas (1913), de Sebastião Rodolfo Dalgado.
SLAPPs (Strategic Lawsuits Against Public Participation) são processos judiciais abusivos usados para intimidar e silenciar vozes críticas, comprometendo a liberdade de expressão e o acesso à informação. Não são instaurados com o objetivo de obter uma decisão judicial favorável, mas pretendem instaurar um clima de intimidação.
Recentemente, a Fundação Wikipedia foi obrigada pelos tribunais portugueses a ceder dados de utilizadores que contribuíram para uma página da Wikipédia. Apesar das informações constantes da página serem verdadeiras e verificáveis, peculiaridades processuais do procedimento cautelar e da legislação nacional, bem como manifestos erros judiciais, fizeram com que esses utilizadores estejam agora vulneráveis a processos SLAPP.
A comunicação analisa este episódio como ponto de partida para refletir sobre os impactos das SLAPPs, demonstrando casos semelhantes a decorrer pelo mundo fora, os seus impactos, oa riscos que estes processos impõem e a necessidade de mecanismos eficazes de proteção contra o seu uso abusivo.