António Costa
- Técnico Superior da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Habilitações literárias:
-
Licenciatura em Arqueologia (2003)
-
Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território (2009)
Outra formação relevante:
-
AutoCad, nível II
-
Topografia
-
Inglês, nível B2.1
-
Formação pedagógica inicial de formadores
-
Operador de UAV, categoria A1-A3
Outras experiências profissionais:
Set/2019 a Ago/2021 – Controlo de qualidade, gestor de contratos na área da cartografia e Coordenador do departamento de Técnicas de Informação Geográfica na EcoRede.
Set/2011 a Ago/2019 – Bolseiro de Investigação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde destaco os seguintes projetos:
-
Planos Municipais de Emergência do Alto Alentejo – Elaboração de cartografia de risco para os planos de emergência de Acidentes Rodoviários, Ferroviários, Aéreos, de centros Históricos e Áreas Industriais (entidades envolvidas – FLUP e Hidurbe).
-
Projecto Desvio – Criação de cartografia, nomeadamente de modelos altimétricos e de estabilidade de terraços agrícolas com taludes de terra em Quintas do Alto Douro Vinhateiro (entidades envolvidas - FLUP e Sogrape)
-
REN Soure – Criação de modelos de instabilidade de vertentes, visando criar alternativas ao modelo estatístico, (Entidades Envolvidas – FLUP e IDAD).
-
Policentrismo urbano, conhecimento e dinâmicas de inovação – Recolha de informação e contrução de grafos para análise de redes sociais. A informação foi tratada com o software “NodeXL” (projeto FCT - PTDC/CS-GEO/105476/2008).
-
Cloudmapper - Recolha e processamento de dados fotográficos em larga escala via cloud. Correcção de modelos altimétricos com imagens captadas por drones, construção de modelos de estabilidade de terraços agrícolas (Entidades Envolvidas SpinWorks, FLUP, ADVID, ISA).
-
Open Jornal System: criação de edições periódicas na plataforma editorial OJS.
-
Baião História Económica e Social de Baião – reconfigurações do território. Elaboração de cartografia temática, análise espacial, análise estatística (qualitativa) de indicadores territoriais e modelação espácio-temporal (entidades envolvidas – FLUP e CM Baião).
-
Otimização da aquisição e tratamento de dados espaciais de mobilidade e acessibilidade urbana, Vale Inovação. Desenvolvimento de tarefas de gestão do projeto, construção de modelos de dados relacionais e análise de redes. – (entidades envolvidas FLUP e REFER Estratégia)
Set/2013 a Ago/2015 - Faculdade de Letras da Universidade do Porto - desempenho de funções como Assistente Convidado (2013 – 2015). Lecionar nas unidades curriculares de Aquisição e Edição de Dados Geográficos, Modelação Espacial Avançada e Análise de Redes do Mestrado de Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território.
Jan/2011 - Escavação arqueológica e registo de campo no interior da fortaleza de Sagres.
2010/2011 - Ecovisão - desempenho de funções como técnico de SIG – Levantamento de pontos de interesse turísticos, construção de Bases de Dados Geográficas e elaboração de mapas para percursos pedestres. Elaboração da cartografia para o “Atlas das Paisagens do Vale do Minho”.
Outros interesses:
-
Open Source
-
Associativismo
-
Música
-
Literatura
-
Cinema
Session
O Humanities Lab foi criado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto com o objetivo inicial de disponibilizar um serviço de empréstimo de equipamento audiovisual aos estudantes. Ao longo de quatro anos, este espaço evoluiu significativamente, tornando-se uma infraestrutura multifuncional que integra quatro ilhas de rádio, um estúdio de rádio e um estúdio de televisão, todos equipados com software de edição áudio e de transmissão vídeo em regime open source.
A aposta em ferramentas abertas constitui uma componente essencial do projeto, incentivando os estudantes a desenvolver os seus trabalhos académicos e criativos com recurso a soluções tecnológicas acessíveis e sustentáveis. Para além dos serviços e equipamentos disponibilizados, o Humanities Lab tem promovido workshops temáticos, nomeadamente sobre o sistema operativo Ubuntu, reforçando o compromisso com a literacia digital e tecnológica.
Nesta comunicação, pretendemos apresentar as valências do Humanities Lab, bem como refletir sobre o impacto que este tem gerado junto da comunidade estudantil da FLUP, tanto no plano pedagógico como no desenvolvimento de competências técnicas e criativas.